Embora um time de futebol seja composto por 11 jogadores com funções distintas, sem a cooperação e a parceria de todos é impossível ganhar a partida. De modo similar, uma empresa tem muitos setores que atuam em diversas esferas internas. Porém, se eles não “conversam” entre si, o resultado é um negócio sem rumo — algo que compromete a sobrevivência da organização.
Neste artigo, abordaremos a importância da integração entre setores na empresa. Falaremos também sobre como consolidar essa prática entre os departamentos. Por fim, mostraremos como expandir a integração para os sistemas virtuais. Avance para os próximos tópicos!
O que é a integração de setores?
Em termos simples, a integração de setores é um conjunto de estratégias planejadas para unir todas as áreas internas em prol do foco central da organização. Seria como fazer todo o time de colaboradores andar para a mesma direção, mesmo percorrendo caminhos diferentes. Como assim? Vamos explicar.
Imagine várias rodovias vindas de diversos lugares, que em determinado ponto se unem em uma única avenida que termina em uma grande metrópole. É exatamente esse o resultado da integração de setores na empresa, ou seja, departamentos com trajetórias distintas, mas que chegam ao mesmo lugar.
Quando esse é o cenário dentro do ambiente corporativo, a marca se torna forte no mercado em que atua. Além disso, a reputação da empresa perante o público-alvo aumenta consideravelmente. Já internamente, os colaboradores aprendem que o trabalho em equipe, não o individual, produz os melhores resultados.
Qual é a importância da integração entre setores?
No livro “Feitas para durar”, dos escritores Jim Collins e Jerry I. Porras, elencou-se uma série de fatores que levaram empresas a permanecerem fortes no mercado empresarial por décadas. Entre os aspectos mais relevantes estão o comprometimento e a união dos setores no alcance dos objetivos do negócio. Mas que outros benefícios a integração de áreas oferecem para a organização? Vejamos alguns deles.
Aumento da produtividade
Alguns projetos exigem a cooperação de vários setores da empresa. Por exemplo, as áreas de venda e marketing precisam constantemente uma da outra. Enquanto a segunda atrai possíveis consumidores, a primeira é responsável por torná-los clientes fiéis da marca. Sem uma integração eficiente, perde-se bons negócios, comprometendo os lucros da organização.
Para evitar uma falta de alinhamento entre essas áreas, criou-se um conceito chamado smarketing — junção das palavras sales (vendas) e marketing. Essa prática conecta os setores e eleva a produtividade dos times.
De acordo com uma pesquisa feita pela Aberdeen Group, a receita anual da organização aumenta 20% quando as áreas de venda e marketing trabalham juntas. Se a integração de 2 departamentos já faz uma enorme diferença no desempenho da empresa, imagine os resultados obtidos com a união de todas as áreas!
Elevação da satisfação dos clientes
Um segundo benefício da integração de setores é a elevação da satisfação do cliente. Como isso acontece? Por meio da confecção de produtos e serviços que atendam as necessidades do público-alvo. Para isso, é preciso alinhar a área de atendimento ao cliente com a de desenvolvimento de produtos e serviços.
Sendo assim, os desejos, as críticas e sugestões dos consumidores são catalogadas pelos profissionais que se relacionam diretamente com eles. Em seguida, todas essas informações são repassadas para os gestores da empresa. Eles analisam os dados junto com os profissionais da área de desenvolvimento.
Por fim, os clientes recebem o que tanto desejam. Como retribuição, falam bem dos produtos e serviços da marca, atraindo novos consumidores. Sem dúvidas, o aumento da base de clientes gera o fortalecimento da empresa.
Melhora na comunicação interna
Como fazer com que todos os colaboradores tenham acesso às decisões e aos objetivos do negócio? Uma das soluções é otimizar a comunicação interna. Com isso, a empresa favorece também a integração dos setores. Por exemplo, digamos que a alta gestão decida expandir a atuação da empresa para outra área pouco explorada comercialmente (oceano azul).
Sem dúvidas, uma intenção tão ousada necessita da ajuda de todas as áreas internas. Uma vez integradas, as portas da comunicação ficam abertas para discussões produtivas sobre o andamento, as estratégias que deram certo ou errado e os pontos de aprimoramento do projeto de expansão.
Otimização do tempo
O tempo gasto para a realização das demandas internas é reduzido com a integração dos setores. Pense, por exemplo, na economia de tempo quando as áreas de RH e financeira trabalham juntas. A princípio parece que esses setores não têm ligação alguma, mas como contratar novos colaboradores se a receita anual da empresa não dispõe de recursos financeiros?
Por isso, antes de iniciar um processo seletivo, o RH precisa estar conectado com o financeiro. Desse modo, entende-se não só a quantidade de profissionais que podem ser admitidos, como também o limite de gastos permitidos nas etapas seletivas. Sendo assim, evita a perda de tempo com ações que não serão sustentadas pelo capital interno e, portanto, acabarão interrompidas.
Como a integração de sistemas pode ajudar?
Por meio da tecnologia, as empresas conseguem integrar sistemas virtuais que, por sua vez, unem os setores internos. Atualmente, existem vários tipos de plataformas para gestão de processos que integram, automatizam, otimizam e aprimoram as demandas das mais diversas áreas.
Um exemplo é o TunnelHub. Essa solução faz o gerenciamento de integrações entre sistemas, sendo ainda escalável e baseada em cloud. Não importa o formato dos dados utilizados na fonte ou no destino, o TunnelHub executa a integração.
Além disso, as aplicações ERP’s, o software voltado para o marketing, vendas ou recrutamento e seleção, são facilmente gerenciados sem a necessidade de ocupar a equipe de TI. Após a implantação do TunnelHub, a empresa obtêm as seguintes funcionalidades:
- Dashboard e relatórios;
- Monitoramento e alertas;
- Suporte técnico.
Todos esses recursos são disponibilizados com custos competitivos e previsíveis. Além da segurança e agilidade nas integrações. Uma vez que, a equipe do TunnelHub faz uso das melhores práticas disponíveis no mercado.
Enfim, as empresas inovadoras se preocupam com a conexão entre os departamentos internos. Como vimos, uma empresa bem alinhada consegue atingir resultados incríveis internamente e no mercado em que atua.
O que achou de nosso artigo? Entendeu a importância da integração entre setores na empresa? Quer alcançar esse objetivo no seu negócio com a união dos sistemas internos? Então, deixe que os especialistas da 4success ajudem você. Entre em contato conosco!