A automação de processos é uma das tendências de TI da atualidade. O seu objetivo é tornar as tarefas diárias mais fáceis e reduzir problemas de segurança, permitindo que as soluções sejam escaláveis e adaptáveis. Para quem lida com integrações de sistemas, é fundamental também entender a relação entre esses conceitos e como eles se complementam para auxiliar as empresas.

Se quiser saber mais sobre automação e integração, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir com atenção. Boa leitura!

Vantagens da automação de processos

A automação de processos é uma estratégia que consiste na utilização de sistemas para realizar funções, que geralmente envolvem grande volume de atividades, no lugar dos humanos. Para entender completamente a sua importância, temos que explorar os seus benefícios. Veremos a seguir os principais.

Redução nos custos

Automatizar funções ajuda na redução dos custos internos. Afinal, com essa solução, a gestão precisará contratar menos funcionários e manter menos pessoas nas equipes internas, já que as máquinas cuidarão das tarefas menos estratégicas. Desse modo, é possível diminuir despesas trabalhistas e questões relacionadas a treinamento de novos membros.

Além disso, a automação contribui para a melhoria do fluxo operacional, o que gera mais eficiência na produção e reduz ainda mais custos. Funciona assim: com tarefas mais rápidas, menos recursos e esforços são utilizados para cada atividade e menos desperdícios ocorrem. Essa mudança impacta positivamente o balanço financeiro e permite novas possibilidades de investimento, com mais dinheiro sobrando para a empresa.

Aumento da velocidade de trabalho dos funcionários

Aliás, como já falamos, a velocidade é um aspecto-chave para compreender a importância do nosso tema. As tarefas candidatas à automação são justamente as que envolvem maior volume de dados e custam muito tempo, caso sejam realizadas manualmente.

Assim, o uso de algoritmos ajuda a agilizar tudo isso e reduzir o tempo para cada função, permitindo, assim, que as equipes trabalhem mais e produzam mais em períodos menores.

Maior base de dados para decisões

O processo de automação também envolve a concentração de dados e o mapeamento de processos. Essas duas estratégias facilitam as tomadas dos gestores e líderes das empresas. Uma vez que as informações relevantes estão mais disponíveis e acessíveis, dá para agir com relação aos problemas sem erros, já que a gestão tem uma visão completa sobre cada situação analisada.

Considere a automação de atividades do setor de atendimento, por exemplo. Para alcançar isso, a companhia terá que trabalhar com mecanismos de integração dos sistemas e dados diversos sobre os consumidores, para garantir que o algoritmo esteja bem alimentado, a fim de lidar corretamente com o público.

Da mesma forma, será preciso estruturar um mapa dos processos e um fluxo lógico das tarefas comuns do setor. Isso ajuda a identificar problemas e a levantar pontos falhos, o que contribui com as decisões da gestão.

Escalabilidade

Vale mencionar também a escalabilidade. Uma das principais características da automação moderna é o fato de que ela permite que as empresas criem soluções dinâmicas, que se adaptam às demandas do mercado. Ou seja, elas não somente resolvem os problemas atuais e ajudam a agilizar o fluxo operacional, como também preparam a organização para o futuro, pois podem crescer rapidamente.

Ou seja, caso a organização precise de mais mão de obra e tenha uma demanda maior, pode simplesmente incrementar os sistemas e adicionar mais algoritmos para automatizar as novas tarefas. Isso permite o aumento considerável do volume e da complexidade das atividades sem que haja uma preocupação com falhas e com instabilidades nas operações.

Redução de erros

Um ponto que está associado com a velocidade na produção é a redução de erros. Ao utilizar sistemas computacionais para realizar tarefas comuns, as empresas garantem uma produção isenta de falhas e problemas que geralmente ocorrem com humanos trabalhando. Isso porque os algoritmos não se distraem nem sofrem interferências de fatores externos. Eles apenas seguem a programação e o fluxo lógico definido.

Assim, esses softwares lidam bem com uma grande quantidade de funções, como a comunicação entre aplicações internas, manipulando dados e executando as operações com alto nível de precisão. Essa questão também está relacionada com a segurança e com a proteção contra a exposição e contra corrupção dos dados.

Relação entre automação e integração

Como já vimos de forma breve, a automação está associada com a integração de sistemas. No dia a dia comum de quem precisa fazer com que softwares se comuniquem, fatores como probabilidade de erros e a alta frequência de atividades podem se tornar grandes vilões e afetar diretamente a produtividade. Contudo, automatizar processos ajuda justamente nisso, ao permitir que esse trabalho todo seja realizado por algoritmos inteligentes.

Assim, quando uma mudança ocorre em um dos softwares, o outro é automaticamente atualizado, como se fossem um só. Essa conexão amplifica os benefícios da integração, permitindo melhor comunicação entre membros de diferentes setores, agilidade nas operações diárias e acesso rápido a informações.

O melhor de tudo é: os colaboradores internos ficam livres para funções mais estratégicas e não precisam se preocupar com a complexidade das integrações o tempo todo. Eles ganham uma força extra para auxiliar no trabalho diário e conseguem também contribuir melhor com suas tarefas.

Com isso, é possível aumentar a escala, agregando integração de sistemas bem diferentes entre si e solucionando problemas de todos os setores. Quando novas aplicações começarem a ser utilizadas, a organização consegue rapidamente adicioná-las ao ecossistema existente, sem problemas de conformidade e perdas de tempo.

A automação de processos é uma estratégia indispensável para empresas atualmente, pois ajuda a organizar melhor os colaboradores e evitar trabalhos cansativos, desgastantes e suscetíveis a erros. Da mesma forma, é possível gerar mais agilidade e conseguir fácil aumento de escala, à medida que a companhia se expande e ganha novas necessidades.

A integração está fortemente relacionada com a automação de processos e pode ser impulsionada com ela. Ao combinar esses mecanismos, a gestão garante comunicação entre os sistemas internos e entre os setores, sem gargalos e erros, o que resulta em maior produtividade e mais valor para os clientes.

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