Na era da transformação digital, a otimização do gerenciamento de serviços de TI é essencial para o sucesso das organizações. Longe de ser exagero, essa afirmação reflete a realidade atual na qual as ferramentas virtuais tornam-se mais eficientes e necessárias para o andamento das demandas internas. Entretanto, manter toda essa infraestrutura funcionando bem, ainda representa um desafio para muitas empresas.
Como a gestão dos serviços de TI pode ajudar? Quais são as boas práticas desse processo? Qual é o resultado da ausência desse gerenciamento? Neste artigo, responderemos esses questionamentos. Acompanhe!
O que é o gerenciamento dos serviços de TI?
O gerenciamento dos serviços de TI, ou em inglês, information technology service management (ITSM), é um processo proativo que envolve a adoção de medidas sustentáveis para suprir as necessidades tecnológicas e informacionais de uma organização.
Desse modo, se alcança a eficiência de todo o ciclo de vida do serviço por meio de vários procedimentos dedicados, como: gestão de riscos, mudanças, conhecimento etc. Para ficar ainda mais claro o seu objetivo, apontaremos as principais atividades realizadas pelo gerenciamento de serviços de TI. São elas:
- avaliação das ferramentas tecnológicas disponíveis;
- apontamento das necessidades da infraestrutura;
- implementação das melhorias;
- integração do sistema;
- monitoramento dos resultados;
- implantação de medidas para minimizar as ocorrências.
Entre os modelos mais comuns de ITSM, estão:
- information technology infrastructure library (ITIL);
- control objetcives for information and related technology (COBIT);
- capability maturity model integration (CMMI);
- ISO 20000;
- Project management book of knowledge (PMBOK).
Como otimizar esse processo?
Para ter sucesso na otimização do gerenciamento de serviços de TI, é fundamental seguir algumas práticas. A seguir, mostraremos algumas delas.
1. Elabore um plano estratégico
O plano estratégico direcionará a gestão da TI na organização. Sendo assim, é possível estruturar, organizar e sistematizar a TI, garantindo que seja utilizada a favor do negócio. Alguns fatores a considerar nessa etapa são:
- análise do ambiente interno;
- apontamento das metas organizacionais;
- implantação de indicadores de desempenho (KPIs);
- monitoramento dos serviços;
- processo de melhorias.
2. Foque no negócio
A eficiência de TI está intimamente ligada ao sucesso do negócio. Para que os serviços entreguem bons resultados, é necessário que todo o sistema seja composto por processos indispensáveis para a empresa. Dessa forma, uma eventual falha não impedirá que as demandas internas prossigam. Além disso, haverá uma eficiência e rapidez maior na resolução dos problemas.
3. Aposte no gerenciamento de problemas
Existe uma série de incidentes que podem comprometer a qualidade de um serviço de TI. Para entender o nível de qualidade de um serviço, é necessário elaborar um service level agreement (SLA). Esse documento oferece também maior credibilidade para a empresa perante os seus clientes.
Desse modo, na hipótese de um incidente, como a queda na velocidade da internet, a organização entenderá se a situação está razoável ou abaixo do permitido. Contudo, antes de elaborar o SLA, é preciso seguir alguns passos para a realização da gestão de incidentes. Por exemplo:
- identificação do incidente;
- registro;
- categorização;
- priorização;
- diagnóstico inicial;
- escalada.
Quais as consequências da ausência de uma boa gestão?
Quando a empresa não se preocupa com a otimização do gerenciamento de serviços de TI, uma série de prejuízos podem acometer o negócio. Por exemplo, o desalinhamento das estratégias, a queda na qualidade dos serviços, a insatisfação dos clientes e o aumento dos custos são apenas alguns dos impactos negativos.
Sem falar na possibilidade de interrupção dos serviços de TI, o que comprometerá o faturamento da empresa, além de prejudicar a sua reputação no mercado que atua. Sem dúvidas, há bons motivos para implantar práticas mais eficientes e garantir a estabilidade do negócio.
Gostou do nosso artigo? Descobriu boas práticas para potencializar o gerenciamento de serviços de TI? Então, aproveite e conheça agora os principais benefícios da integração de sistemas.