A humanidade já passou por 3 grandes disrupções: a chegada do vapor, o surgimento da eletricidade e a criação da internet, umas das principais responsáveis pela 4º revolução industrial que estamos vivendo hoje, a transformação digital.

Avanços como a inteligência artificial, internet das coisas, impressão 3d, machine learning, big data e data analysis já estão sendo introduzidos nas empresas e na vida das pessoas de um modo que não tem mais como voltar.

É disso que se trata a transformação digital, Quem não se adaptar a ela desaparecerá do mercado. Porém, inseri-la no dia a dia não é uma tarefa tão simples e impõe alguns desafios aos empreendedores, mesmo àqueles que já incorporaram a tecnologia a sua rotina. Neste post, você entenderá como enfrentá-los. Confira!

O que é a transformação digital?

A transformação digital se trata do modo de integração do meio físico com o digital por meio da conversão de dados em novas inteligências, capazes de realizar muitas das atividades hoje feitas por seres humanos.

Ela se tornou possível com o grande acúmulo de dados produzidos e armazenados globalmente que permitem a compreensão do comportamento humano de um modo como nunca foi visto antes. Áreas como medicina, neurociência, engenharia, processos produtivos e marketing têm se beneficiado enormemente dela.

Quais são as mudanças trazidas pela 4º revolução industrial?

Com a transformação digital vieram recursos, como casas totalmente inteligentes, capazes de se antecipar às necessidades de seus moradores e de serem controladas remotamente.

A medicina ganhou novas possibilidades de diagnóstico e tratamento por meio de processos muito mais simples e seguros, como por meio da impressão 3D de órgãos humanos funcionais para serem transplantados.

Muita coisa ainda está por vir diante dessa disrupção, trazendo diversos desafios. Veja, a seguir, como enfrentá-los.

Como superar os principais desafios da transformação digital?

Embora a transformação digital chegue trazendo incontáveis benefícios e avanços, muito ainda precisa ser desbravado para que as empresas e pessoas se adaptem a ela. É possível começar com algumas ações bem simples, mas capazes de aumentar a performance de quem as aplica, como as que você verá nos próximos tópicos.

1. Mensuração e análise de resultado

Os dados são a base da transformação digital. É por meio do cruzamento e análise deles que se torna possível a descoberta de soluções nunca imaginadas. As decisões não precisam mais ser baseadas em achismos, mas em números que comprovam a existência de um problema e revelam as suas soluções.

Por isso, implantar a cultura de dados na sua empresa é o primeiro passo para ingressar nessa nova revolução.

2. Busca por parcerias

Os públicos atendidos por uma empresa têm outras necessidades complementares que podem ser atendidas por parceiros estratégicos. Unificar esses clientes significa um considerável aumento na base, e isso somente sob a ótica do marketing e vendas.

Se levarmos esse conceito de parcerias estratégicas para o nível da base de conhecimentos multidisciplinares, que podem ser unificados para a criação de inovação, as possibilidades de evolução se tornam ilimitadas.

3. Pensamento global com ação local

A transformação digital acontece no mundo inteiro e traz consequência e efeitos globais, mas que também precisam ser aplicados localmente, sem a limitação do pensamento provinciano. Recursos como a geolocalização, por exemplo, são capazes de levar o cliente exatamente até onde você está.

Como você viu ao longo deste texto, os desafios da transformação digital são perfeitamente transponíveis. As ações necessárias para superá-los estão mais ao alcance do que se imagina. O segredo é começar, dar o primeiro passo, e a própria revolução trazida por ela conduzirá o resto.

E então, ficou claro como superar os desafios da transformação digital? Para se aprofundar ainda mais no assunto, continue conosco e entenda qual a relação entre ela e a integração de processos. Boa leitura!