A área de TI é extremamente dinâmica e volátil mas sempre com tendências. O que é relevante hoje pode não ser amanhã, visto que melhores tecnologias e atualizações surgem a todo instante. O objetivo delas é sempre otimizar o dia a dia dos profissionais, gerando facilidade, praticidade e precisão nas operações.

Por essa razão, se você tem interesse em melhorar o seu desempenho e otimizar os resultados da sua companhia, garantindo o máximo das vantagens citadas, acompanhe as nossas dicas e previsões sobre as principais tendências de TI dos próximos anos.

Importância de acompanhar as transformações

Como profissional de tecnologia, você já sabe bem o quão dinâmica a área é. Por isso, é importante acompanhar as inovações, que são melhores abordagens para solucionar os mesmos problemas.

No entanto, essa importância está baseada em muito mais que simplesmente acompanhar uma moda ou seguir a popularidade de um padrão/tendência por mera obrigação. Trata-se de uma maneira de obter resultados realmente positivos, que permanecem constantes mesmo com as mudanças no mercado.

Afinal, as empresas frequentemente enfrentam cenários distintos e transformações drásticas nas condições de trabalho: crises econômicas que congelam investimentos, problemas de crescimento e necessidade de exploração de novos caminhos, por exemplo.

Diante disso, novas demandas são criadas. Se o problema é a falta de recursos financeiros, a companhia passa a precisar de mais eficiência, operar melhor com os componentes já existentes ou adquirir novos que realmente tragam retorno e lucro.

Em casos de novos rumos de negócio, é preciso estabelecer conformidade com as empresas que já atuam no segmento, com o uso de ferramentas que já são comumente usadas.

Então, o ponto é: tecnologias ajudam a alcançar objetivos. Se esses variam de acordo com as diferentes condições e estágios de maturidade de uma organização, também é preciso mudar as abordagens e soluções utilizadas. Desse modo, é fundamental buscar diferentes formas de solucionar as dores e necessidades, com a análise do que surge de novo no mercado.

Assim, é possível atingir eficiência, organização, produtividade e integração, só para citar alguns dos benefícios. A empresa solidifica as suas estratégias e se mantém consistente a fim de continuar sustentável, com menos problemas operacionais e transtornos no dia a dia.

Tendências de TI para os próximos anos

Vamos, então, conhecer as principais tendências de TI dos próximos anos.

Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) consiste em uma rede de objetos conectados para oferecer agilidade e praticidade. Sua importância está associada à mobilidade, uma das necessidades mais cruciais no mundo moderno. As pessoas desejam, cada vez mais, contar com tecnologias rápidas e soluções precisas em todo lugar, a todo tempo, disponíveis para otimizar as tarefas do cotidiano.

É uma tecnologia muito relevante para o monitoramento, por exemplo. Já que pode usar sensores para detectar informações e enviar a uma central que, então, processa e decide o que pode ser feito. A ideia é garantir um controle global, que não perca nenhum dado importante e acompanhe de perto o que acontece em determinado cenário.

A IoT já é utilizada para auxiliar as pessoas no ambiente doméstico, com geladeiras e sofás conectados, por exemplo. Além disso, é aplicada para irrigação inteligente na agricultura e no monitoramento de pacientes no setor de saúde.

Computação quântica

A computação quântica apresenta uma disrupção poderosa com relação à computação tradicional. Se o modo comum de realizar operações faz uso de tecnologia binária — trabalhando com somente dois estados possíveis, 1 ou 0 —, a abordagem quântica processa uma infinidade de possibilidades entre esses dois bits, o que permite que diversas tarefas sejam executadas ao mesmo tempo.

A palavra-chave é velocidade. Quando conseguimos operar com mais bits ao mesmo tempo, somos capazes de resolver problemas em um tempo incrivelmente menor do que conseguiríamos normalmente. Essa inovação já está sendo amplamente estudada e aplicada na química, saúde e até mesmo no avanço da criptografia, ajudando a reforçar a segurança da informação.

Drones

O mercado de drones cresce 30% ao ano e deve gerar um faturamento de U$16 bilhões até 2022. Os robôs voadores já estão saindo da esfera militar e das grandes corporações para alcançar os clientes comuns e as empresas menores.

É interessante destacar a sua versatilidade: são utilizados para envio e entrega, filmagem aérea, coleta de informações para gerenciamento de desastres e monitoramento de cultivo agrícola.

Esse último exemplo, aliás, evidencia uma relação com a IoT. Ambos são usados para reforçar monitoramento de maneira autônoma, em que os sistemas percebem novas informações e agem sem intervenção dos humanos.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é certamente uma das mais poderosas tecnologias atuais e uma das mais comentadas e discutidas. Basicamente, concentra-se em tornar computadores mais autônomos e inteligentes, o que, na prática, significa a capacidade de processar bases enormes de dados em busca de padrões e tendências de aprendizado. Dessa forma, conseguem resolver problemas inviáveis para os humanos de forma rápida.

Assim como as outras inovações que discutimos, estamos falando de uma tecnologia que pode ser aplicada em diversas áreas profissionais. Estimativas indicam que, em 2030, absolutamente todos os campos de conhecimento estarão envolvidos com IA.

Já percebemos disrupções na conversação, com os chatbots e assistentes virtuais, bem como na análise de negócios, com os sistemas de predição que identificam riscos e oportunidades futuras.

Experiências imersivas

As tecnologias que proporcionam experiências imersivas buscam desafiar os limites entre o real e o virtual. O foco é otimizar ainda mais a satisfação de consumidores e entregar valor de uma maneira inesquecível. Incluem realidade aumentada, virtual e mista e propõem a simulação de cenários para estudos e análises, expandindo as nossas noções de espaço.

70% das empresas devem implementar ferramentas de imersão até 2022, segundo a consultoria Gartner. Além disso, 50% das organizações que ainda não começaram os investimentos na área pretendem dar o primeiro passo nos próximos três anos.

Esse conceito está fortemente associado com a proeminência da UX (experiência do usuário). Que agrega padrões e tendências que buscam gerar experiências fascinantes, que satisfaçam as necessidades dos clientes e conquistem a confiança deles.

RPA

A área da automação continua extremamente relevante. Em 2020, estima-se que 3 milhões de robôs vão trabalhar junto aos humanos. O RPA (automação de processos robóticos) se destaca como uma possibilidade simples de implantar, escalável e fortemente integrável a sistemas legados e outros tipos de aplicações internas. Funciona com programações simples que democratizam a configuração.

Consiste, especificamente, em robôs que se especializam em determinadas funções, imitando a forma como os humanos fariam. Eles seguem um fluxo de tarefas logicamente encadeadas, algo como um fluxograma, e operam de uma maneira clara de compreender. São eficientes, precisos e ajudam a economizar custos com pessoal, assim, é uma das tecnologias preferidas das companhias quando o assunto é automação.

A área de tecnologia de informação é fortemente dinâmica e está sempre em transformação. O objetivo é auxiliar as empresas nas tarefas do dia a dia e permitir que elas cresçam e se mantenham estáveis e consistentes, sem muitos problemas estruturais e operacionais.

Todo profissional deve estar atento às tendências de TI, a fim de garantir conformidade com o mercado e resultados incríveis no cotidiano.

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