Durante anos, a área de Recursos Humanos era apenas a responsável por cuidar da vida profissional dos colaboradores, com funções definidas e limitadas. Mas as circunstâncias mudaram e esse setor tem contribuído cada vez mais na tomada de decisões das organizações e seu estilo de gestão é definido como RH estratégico.
Ao optar por esse modelo de atuação, a empresa investe em soluções capazes de otimizar processos, assumir decisões efetivas e transformar os colaboradores em talentos de alta performance, responsáveis pelo bom clima organizacional.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é o RH estratégico e qual a sua importância para o sucesso das organizações. Boa leitura!
O que é RH estratégico?
As inovações tecnológicas e a corrida para manter a competitividade fizeram com que o RH reconhecesse no capital humano a principal fonte de crescimento do negócio, mas para que o setor pudesse contribuir de forma efetiva nas decisões das empresas, algumas mudanças foram necessárias.
Gestão integrada
Interagindo com os demais setores, o RH observa o que melhorar nos processos, se os colaboradores estão no lugar certo e se as funções são exercidas conforme discriminadas na avaliação de desempenho.
Com isso, a estratégia é estabelecer novas metas de acordo com o objetivo do negócio e alinhar com as equipes, elevando a produtividade e a lucratividade do negócio.
Utilização de dados
A premissa de que tudo o que é medido pode ser melhorado funciona muito bem para o RH estratégico, pois ao analisar os processos é possível verificar se existe algum erro e onde ele acontece. Assim, as soluções são definidas rapidamente e as atividades otimizadas.
Quando o RH deixa de gerar apenas relatórios de ponto, por exemplo, e passa a medir o índice de absenteísmo da empresa, consegue visualizar diversas causas para problemas antes não detectadas e isso faz muita diferença na tomada de decisões estratégicas.
[rock-convert-pdf id=”5781″]
Qual a importância do RH estratégico?
Ao optar por essa metodologia, o setor de Recursos Humanos impacta positivamente em aspectos da organização que antes eram invisíveis aos olhos do topo da hierarquia. Veremos alguns deles a seguir.
Melhor aproveitamento e retenção dos talentos
O RH estratégico tem uma visão mais aprofundada dos processos e que tipo de profissional é necessário para o desempenho da função. Com essa análise, ele é capaz de redesenhar o organograma do setor e colocar os profissionais mais adequados em cada atividade.
Essa medida faz com que o talento se sinta motivado e produtivo, estendendo sua permanência na empresa, ponto importante para um bom clima organizacional.
Redução da rotatividade
Ao utilizar as métricas, o RH extrai dados capazes de mostrar as maiores deficiências, tanto nas atividades quanto no que oferece aos colaboradores — benefícios, remuneração, plano de carreira, entre outros. Com isso desenvolve planos de ação eficientes, capazes de reduzir os problemas e os agentes de turnover na empresa.
Comunicação interna aprimorada
O RH estratégico conhece profundamente missão, visão e cultura organizacional, esse é o ponto-chave para o desenvolvimento de uma comunicação transparente. O bom clima organizacional e a interatividade das equipes são consequências dessa medida.
Portanto, se a gestão prezar por essa tática receberá em troca profissionais mais envolvidos e alinhados com os objetivos da empresa, estreitando a relação de confiança entre talentos e instituição.
Desenvolvimento dos colaboradores
Capacitar os profissionais é uma grande prova de que a empresa se preocupa não somente com seu crescimento, mas deseja que todos desenvolvam juntos e tenham o mesmo propósito. Dessa forma, o funcionário veste a camisa da organização e se empenha para oferecer sempre o melhor para alavancar os resultados.
Reconhecer o capital humano como a principal ferramenta que uma empresa possui é o ponto de partida para organizações melhores e com sua marca empregadora reconhecida.
A função do RH estratégico não é somente elevar a lucratividade, mas reconhecer em cada componente do quadro funcional um ser humano que, para se tornar melhor como pessoa e profissional precisa estar feliz, saudável e capacitado para exercer suas funções com positividade, maestria e amor. O alcance de metas e o lucro são consequências.
Que tal nos contar como é o RH da sua empresa e o que pretende fazer para torná-lo mais estratégico? Queremos ouvir sua opinião!
[rock-convert-cta id=”5788″]